Sobre a DGA.

A Diretoria de Gestão Ambiental ( DGA) foi criada com o objetivo de realizar ações relacionadas às questões ambientais na UEPG. Tem como principais atribuições:…

O que é a DGA?

A Diretoria de Gestão Ambiental ( DGA) foi criada com o objetivo de realizar ações relacionadas às questões ambientais na UEPG. Tem como principais atribuições:

-Elaborar e assessorar na política de sustentabilidade da UEPG, tendo como pressupostos a participação ativa e a incorporação das contribuições de todos os segmentos da comunidade universitária; 

-Assessorar no atendimento às exigências da legislação ambiental em vigor.

-Propor melhorias nas condições de estudo, de trabalho e de convivência entre os estudantes, docentes e agentes universitários sob o ponto de vista socioambiental;

-Definir os procedimentos operacionais de aplicação das políticas e das normas socioambientais pertinentes;

-Definir as ações e as práticas sustentáveis nos processos de trabalho da UEPG baseadas na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P);

-Promover ações de gestão e assessoramento relacionados aos temas: reuso de águas e efluentes, resíduos de laboratórios, áreas verdes, edificações sustentáveis, coleta seletiva, diminuição de emissão de gases poluentes, redução no consumo de energia, mobilidade, uso e ocupação do solo, fauna e flora.

-Fomentar pesquisas e projetos sobre o tema da educação sócio ambiental, promovendo o monitoramento e avaliação do progresso, além de sua valorização e divulgação;

-Utilizar de estratégias participativas que promovam a capilaridade e o enraizamento como o “Pessoas Aprendem Participando (PAP)” para aperfeiçoar a formação ambiental dos servidores da UEPG;

-Assessorar os diferentes cursos da UEPG em relação a inclusão da educação socioambiental em seus currículos.